Barbudo: Geminação fortalece amizade franco-portuguesa

Uma delegação de 47 pessoas da freguesia de Barbudo deslocou-se do dia 19 ao dia 25 de Julho à localidade francesa de S. Germain-en-Coglès, na Bretanha, departamento de Ille-et-Villaine, no âmbito da geminação entre estas duas localidades.




Com idades compreendidas entre os 4 e os 74 anos esta delegação foi chefiada pelo Presidente da Junta de Freguesia, participando também o secretário, a Presidente da Assembleia de Freguesia, o Presidente da Associação Cultural e Recreativa, bem como representantes das diversas colectividades da freguesia como o Agrupamento de Escuteiros, o grupo coral, a equipa de cicloturismo, entre outras. O objectivo desta visita centrou-se essencialmente no estreitar de laços de amizade que perduram desde o primeiro encontro realizado em Maio de 2009. O programa idealizado pela secção de geminação da Associação francesa Germ’Anim et Cie contou com visitas a diversos pontos turísticos da região como o Monte S. Michel, Cancale, Saint-Malo, Fougéres e o seu famoso castelo medieval.






O ponto alto deste encontro teve lugar no domingo com o hastear das bandeiras de Portugal, França e EU, junto à Marie, seguindo-se um desfile em direcção à igreja, acompanhado pela bateria-fanfarra local e por alguns escuteiros de Barbudo com as suas caixas da fanfarra. Às 11 horas teve inicio uma missa franco-portuguesa presidida pelo pároco local Louis Balosson, e onde elementos do grupo coral de Barbudo, interpretaram canções religiosas portuguesas. A missa foi dedicada a Sta Ana, uma vez que é a santa padroeira desta localidade francesa. O almoço deste dia foi oferecido pelo Maire de S. Germain-en-Coglès Sr. Amand Roger. A tarde foi preenchida com desporto, nomeadamente ténis e um jogo de futebol entre as duas delegações.






Segunda-feira foi dia de regresso a Portugal, com a comitiva a sair de S. Germain pelas 16 horas, em transporte cedido pela Câmara Municipal de Vila Verde. Na hora da despedida foi notória a amizade criada entre as várias famílias de acolhimento, onde a promessa de um novo encontro foi desde logo aí estabelecida. Deste encontro saiu também o agendamento da próxima visita da delegação francesa a Barbudo que acontecerá entre os dias 25 e 31 de Julho de 2012.


Em conclusão podemos afirmar que apesar dos 1500 Km que separam estas duas localidades, os laços de amizade que se estabeleceram estão cada vez mais consolidados.


27-07-11 - Junta de Freguesia de Barbudo

Sem comentários:

Enviar um comentário