Moure celebra S. Bento e Sto. André

Várias centenas de mourenses, residentes e emigrantes, cumpriram, ontem à tarde, a tradicional procissão em honra de S. Bento e Sto. André na freguesia de Moure, Vila Verde, partindo da igreja matriz até à capela daqueles santos e foi lá que houve sermão para todos os fiéis, onde o pregador - o padre Joaquim Filipe - deu os santos como exemplos de vida a seguir na vida.


Uns a pé, integravam e acompanhavam os vários andores da freguesia, onde seguiu também o cortejo sacerdotal presidido pelo pároco da localidade - Sandro Vasconcelos, e por várias individualidades e autoridades locais, entre os quais se encontrava o eurodeputado José Manuel Fernandes - enquanto outros já aguardavam pela sua chegada no largo que enfrenta a capela.

No sermão, o pregador apontou para o facto tanto S. Bento, como Sto. André, “terem dado a sua vida a Jesus Cristo” - o primeiro “muito invejado e também muito amado, era muito amigo dos pobres e dos aflitos” e o outro (Sto. André), “que era discípulo de S. João Baptista, foi aquele que pediu a Jesus para que através de pouco pão e peixes desse de comer à multidão”.

O padre Joaquim Filipe explicou, então, aos fiéis, que “conhecer a história dos santos é invocar também Jesus Cristo”, mas realçou que o mais importante de tudo é o ensinamento que eles deixaram e que passa por “amar e saborear a vida, sobretudo enquanto peregrinos, pois é uma forma de percorrer o caminho da eternidade”.
“Estes santos fizeram da sua vida uma boa acção para com o próximo e tu e eu o que fazemos pelo mundo?”, assim lançou a questão.

15-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário