Praia fluvial de Prado ‘apinhada’ de veraneantes

A praia fluvial do Faial, em Prado, Vila Verde, estava, ontem à tarde, repleta de veraneantes e turistas. Enquanto uns se banhavam, outros tomavam banhos de sol, mas muitos não deixaram, também, de aproveitar o dia quente de Verão que se fez sentir para ‘dar uma voltinha’ pelo rio Cávado num dos caiaques disponibilizados ao público pelo Clube Naútico de Prado.
São muitos os veraneantes que preferem esta praia fluvial para passar algum tempo das suas férias a outras praias, inclusive junto ao mar.



António Silva, residente em Prado, é um dos amantes deste espaço de lazer do concelho vilaverdense. “Há mais de 30 anos que frequento esta praia fluvial e gosto de vir para cá sempre com a minha família porque oferece óptimas condições a nível de qualidade da água e também porque é vigiada pelos nadadores-salvadores”, explicou. “Só falta mesmo uma área de churrasco”, atirou.

Com um tom bronzeado de invejar, Sara Silva, de 38 anos, de Braga, é também uma ‘cliente’ assídua da zona de lazer. “Estou cá com a minha filha e gosto muito porque é limpa e o facto de ter um café tão perto do areal, onde se podem fazer refeições, é um atractivo adicional”, garantiu.

Manuel Rodrigues, secretário da junta de Prado, considera mesmo que a praia “é uma mais-valia para a vila e para quem nos visita durante o Verão. A partir de Maio há sempre muito movimento, sobretudo aos fins- -de-semana. Temos muitos visitantes do Porto, Guimarães e Famalicão, por exemplo”.


Mas a ‘praia fluvial de Prado’ é apenas uma das várias zonas de lazer que o concelho de Vila Verde possui, apesar de nãoserem dotadas de praia fluvial.
Cabanelas, por exemplo, oferece a zona de lazer de Gaião, já Soutelo dispõe de dois espaços de beleza ímpar, a zona do Mirante e de Porto-Carrero e na freguesia de Loureira, há a zona da Ponte-Nova para desfrutar, enquanto Sabariz disponibiliza o espaço de lazer da Malheira.

Todas estas zonas de lazer estão dotadas de um serviço de bar, excepto Porto-Carrero. E é precisamente num melhor aproveitamento destas zonas à beira-rio que a Câmara de Vila Verde, em colaboração estreita com as respectivas juntas de freguesia, tem levado a cabo um projecto com vista à requalificação destes espaços lúdicos e de lazer.

“Temos investido muito na limpeza e requalificação das margens do rio Cávado e organização do trânsito em todas estas zonas de lazer com o objectivo de devolver o rio ao lazer e para que as pessoas tirem partido dele”, referiu António Vilela, presidente da autarquia vilaverdense.
“Estes são espaços que proporcionam lazer e animação quer durante o dia, quer durante a noite, já que os bares promovem festas e divertimento”.


Há vários projectos que a Câmara de Vila Verde quer ver implantados no terreno muito em breve e que passam precisamente pela estratégia de melhor aproveitamento dos seus espaços à beira-rio, potenciando a actividade turística do concelho.

A valorização do Vale do Homem, a norte do concelho, através da criação de novas zonas de lazer junto ao rio é um dos projectos que já está desenhado há muito e que deverá ser uma realidade já no próximo ano. Oriz Sta. Marinha, Valbom S. Martinho e Valdreu são as freguesias que deverão ficar dotadas destas zonas de lazer.

10-08-11 - Correio do Minho

1 comentário:

  1. ontem fui para esse rio lindo com a minha amiga só que nao pude ver se dava para acampar eu queria ir acampar alguem me pode informar

    ResponderEliminar