Quartel da GNR de Vila Verde vai ser remodelado


Câmara Municipal de Vila Verde (CMVV) aprovou recentemente o protocolo que pretende assinar com o Ministério da Administração Interna (MAI), e que tem como finalidade a remodelação e ampliação do quartel da GNR vilaverdense.

O projecto já está em execução e tem um custo na ordem dos 800 mil euros, comparticipados pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e pelo (MAI), com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde. As obras vão dar melhores condições de trabalho àqueles que compõe aquela força de segurança.

“Com esta intervenção, a GNR de Vila Verde passará a estar dotada de condições de elevada qualidade em ordem à melhoria da operacionalidade e da intervenção cada vez mais exigente que se coloca a forças da ordem modernas e eficazes”, assinala o edil de Vila Verde, António Vi-lela, reconhecendo que, “mais uma vez se demonstra que, havendo vontade e conjugando o esforço das partes, do Município à GNR local e, de forma muito particular, do Ministério da Administração Interna, é possível continuarmos a servir cada vez melhor as populações”.

Quartel sem condições

O edifício que alberga a GNR em Vila Verde data dos anos 70 do século passado e, desde então não sofreu qualquer remodelação. Os espaços são exíguos, o equipamento e mobiliário estão degradados, não possui qualquer dispositivo de aquecimento ou de isolamento térmico e a qualidade do ar interior é fraca. Factos que levam a concluir que o edifício não respeita a legislação em vigor para este tipo de equipamentos.

Tal facto levou a autarquia vilaverdense a apresentar uma proposta de remodelação e que acabou por ser aceite pelo MAI. “Estamos muito satisfeitos pelo Ministério da Administração Interna ter sido sensível aos problemas identificados e ter dado o seu parecer favorável ao projecto que elaborámos, criando condições para que o posto da GNR de Vila Verde se torne num espaço mais funcional para que os agentes de segurança sirvam e protejam ainda melhor as populações e os seus haveres”, declarou o autarca vilaverdense, António Vilela.

No acordo a assinar com o MAI, o município de Vila Verde compromete-se a elaborar os projectos técnicos necessários, bem como a ceder os lotes de terreno onde estão situadas as antigas Casas dos Magistrados, mesmo ao lado do actual posto da GNR.

Novos espaços

Os cerca de 1420 metros quadrados de terreno vão permitir criar um novo espaço de atendimento ao público, uma nova habitação para o comandante do posto e respectivo gabinete, dois gabinetes de investigação e inquéritos, uma sala de apoio às vítimas, balneários/vestiários e um ginásio. Está prevista, também, a renovação do logradouro do actual edifício de modo a criar um novo espaço de estacionamento das viaturas e a permitir um melhoramento das áreas ajardinadas.

A autarquia vilaverdense pretende, ainda, recuperar a àrea envolvente onde se insere a Casa Municipal da Cultura, espaço para o qual estão apontados projectos de recuperação e valorização para futura adaptação em área cívica ligada aos sectores da restauração, promoção gastronómica e diversão, assim como para acolhimento das sedes sociais de alguns organismos públicos vilaverdenses ligados aos sectores do comércio, indústria, cultura e apoio social.

2013-01-29 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário